E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.
Lucas11:1
>> Este foi ensinamento de Jesus sobre a oração e vejamos. <<
Lucas 11:2-4
2 E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
3 Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
4 E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal.
>> Os pontos destacados por Jesus <<
1º Reconhecer que Deus é nosso Pai, todo poderoso;
2º Que a vontade de Deus é suprema em nossa vida;
3º Que Deus nos conceda o que achar digno e necessário;
4º Que Ele nos perdoe de nossos erros e falhas;
5º Que Ele nos proteja e livre de todo mal.
Certo, então quando Jesus ensinou a orar, também em Mateus, capítulo 6, a partir do versículo 6, nos dá os principais pontos de uma oração para com Deus, uma conversa entre nós e Deus que não deve ser repetitiva e que seja verdadeira.
De nada adiantam palavras bonitas e bem colocadas já que o que realmente está sendo recebido por Deus é o que saí do nosso coração e não há como enganar a Deus, orar falando algo e em nosso coração haver outro. Deus conhece nossas profundezas.
Então, sempre, precisamos reconhecer que Deus é nosso Pai e que damos a Ele toda a honra, que sabemos de sua grandiosidade, porque Deus quer que o adoremos.
Isso precisa estar dentro de nós para que possamos expressar a Deus o quanto Ele é importante pra nós e como o agradecemos pela grandiosidade.
Depois, e uma das partes mais difíceis da oração é que vamos pedir a Deus alguma coisa, mas mesmo que gritemos, esperneemos, façamos birra como uma criança pedindo algo que queremos muito, que Deus nos dê o melhor que Ele tem preparado pra nós e que o querer Dele se cumpra em nós porque sabemos que Ele vai escolher melhor do que nós.
Nem sempre o que pedimos é o que verdadeiramente necessitamos, então que Ele nos dê o necessário para viver dignamente.
E, sendo nós pecadores, que Ele possa nos perdoar e, como há uma condição de que Ele nos perdoa como perdoamos, que nos ensine também a perdoar, porque além de precisar do perdão por nossas falhas, precisamos aprender a perdoar os que falharam conosco.
E, assim, que Ele nos proteja diariamente, nos conduzindo pelos bons caminhos, desviando-nos das armadilhas malignas.
E, claro, lembre-se de orar pelas pessoas próximas a você, familiares, amigos, colegas, irmãos da igreja, pessoas do seu convívio social, bem como pelos que nos governam, pelas pessoas que vivem situações difíceis e que as palavras de Jesus possam alcançar os que ainda não as conhecem para que tenham a oportunidade e a chance de serem salvos.